Ajuris grava vídeo para divulgar programa Aprendiz Legal de São Leopoldo

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, os jornalistas da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Vinicios Sparremberger e Joice Proença, gravaram um vídeo sobre o programa Aprendiz Legal, desenvolvido pela  Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee-RS). De acordo com Joice Proença a ideia é divulgar o programa que vem sendo feito no município para outros Estados: “A Ajuris tem uma atuação histórica nessa questão da infância e juventude, por isso viemos fazer um vídeo para falar um pouco sobre essas medidas que colaboram para a reinserção dos jovens na sociedade. A ideia é apresentar o projeto para outros estados, levar essa experiência que está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul adiante”, afirmou.

A secretária-adjunta da Administração, Luciana Rossoni, explicou como se dá o fluxo de acolhimento dos aprendizes: “Todas as estruturas aqui recebem os jovens, qualquer secretaria pode recebê-los de acordo com as suas demandas e estrutura. Sempre tivemos este olhar especial para os jovens em situação de vulnerabilidade social, buscando expandir os horizontes deles, gerar oportunidades a eles”, salientou.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) recebeu um jovem participante do Aprendiz Legal, que trabalhará na secretaria. Segundo a secretária-adjunta da Semusp, Glaci Teresinha Alves dos Santos, o programa é essencial para que os jovens tenham uma oportunidade de recomeçar a vida: “Acreditamos no projeto, pensamos que todos merecem uma segunda oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho”, disse.

O programa Aprendiz Legal é um braço do programa Jovem Aprendiz, e proporciona a jovens egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativos (Fase/RS) uma  oportunidade de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Também participaram da reunião, a coordenadora do CIEE, Sabrina Motta, Gislaine Von Hohendorff, instrutora de operações do CIEE, Fabiane Theobald, coordenadora do programa de oportunidades e direitos (POD) socioeducativos do CIEE e o assessor jurídico da SDS, Thiago Krebs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.