Assinado decreto que regulariza hortas comunitárias, familiares e escolares

O prefeito Ary Vanazzi assinou na manhã desta quarta-feira (26) o decreto que regulamenta o Programa de Hortas Comunitárias, Familiares e Escolares em São Leopoldo. De autoria do vereador Dudu Moraes o programa vai auxiliar a população no desenvolvimento de espaços de produção para uma vida mais saudável. O programa ainda estabelece o Selo Verde – Empresa Amiga das Hortas, que será concedido às empresas, instituições e ONGs apoiadoras do programa.

Ao assinar o decreto o Prefeito falou da importância das hortas comunitárias. “A educação tem um forte papel de incentivo para que projetos como este continuem existindo. O cuidado com as coisas vivas dá uma visão mais humanitária, quem tem a oportunidade de cuidar de uma horta escolar, tem uma visão de mundo diferente”, afirmou.

Para o autor do programa, Dudu Moraes: “Nosso país é um dos que mais consomem agrotóxicos. As hortas comunitárias podem ser uma solução para isso”, disse o vereador. O programa, desde sua criação, foi articulado pela equipe do gabinete da vice-prefeita Paulete Souto.

O comitê gestor do programa será composto por integrantes das secretarias Meio Ambiente (Semmam), de Gestão e Governo (SGG), de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), de Educação (Smed), de Desenvolvimento Social (SDS), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), da Saúde (Semsad) e o Gabinete da Vice-Prefeita.

Em data a ser definida, o comitê  se reunirá para definir como o projeto será implementado no município.

Participaram do ato a vice-prefeita Paulete Souto, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) Ana Mattos, o coordenador do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade (PASEC) da Unisinos, Gelson Fiorentin, o técnico da Emater Sr Marcelo Ritter e os alunos da EMEF Paulo Beck acompanhados da oficineira Mayerlinger Buitron de Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.