Avançam tratativas para nova ligação entre Imbé e Osório

O prefeito Ique Vedovato esteve reunido com o chefe do Executivo de Osório, Roger Caputi, na manhã desta quarta-feira (24) na cidade vizinha para tratar de assuntos comuns aos municípios, entre eles a interligação da Avenida Paraguassú, no Balneário Imara, com a via de mesmo nome, na praia de Atlântida Sul, que pertence a Osório. Também participaram da reunião o vereador Caio Sant’ana (PT), a secretária municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), Nélida Pereira, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária (SEPLAN), Ronicézar Silva Santos, a bióloga da SEMMAPA, Mônica da Silva, o vereador de Osório, Charlon Muller (MDB) e o secretário de Educação de Osório, Dilson Maciel. Os prefeitos também trataram sobre cedências de servidores, especialmente na área da educação.

Uma nova ligação entre as duas cidades demandará licenças ambientais e um esforço conjunto. Conforme Ique, Imbé têm avançado no tema e já adiantou conversas com loteadores das áreas que ficam entre os municípios, num trecho estimado de 1,6 quilômetros. “No primeiro momento, com licenças garantidas, abriríamos a estrada e depois pensamos na pavimentação. Essa nova via será importante não apenas para o deslocamento, mas para o comércio dos balneários”, salientou Ique, que disse manter o corpo técnico da Prefeitura de Imbé a disposição para aprofundar ainda mais o assunto. O vereador Caio destacou que conversou com moradores da região e todos são favoráveis a esta nova ligação. “Os vereadores possuem papel importante nessa questão e tenho certeza que atuarão incansavelmente no tema”, complementou o prefeito de Imbé.

De acordo com a secretária Nélida, o local por onde a estrada passará é uma Área de Proteção Ambiental (APA), pelo fato de ali já ter existido um cordão de dunas e, portanto, deverá ser levada em consideração a utilidade pública e o impacto ambiental da região.

A atual Avenida Beira Mar em Imara, conhecida como “Interpraias”, também pode mudar. A estrada é de terra e tem sofrido com a erosão devido a ressacas, como no ano passado, que comprometeu trecho da pista da via. Ique propôs que o atual traçado seja modificado, sendo recuado mais ao sentido oeste, oposto a praia, permitindo a recomposição das dunas frontais, área atualmente ocupada pela estrada, e dando a possibilidade, inclusive, da construção de um calçadão próximo à pista.

Caputi disse ser favorável a estas duas propostas de ligação e solicitou que Imbé apresentasse tudo o que já tem elaborado para o possível acesso, como projeto e traçado da pista, por exemplo.

Imbé e o Osório contam hoje com duas ligações. Além da Interparaias, há a ERS-786, que faz uma interseção com a Estrada do Mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.