Em visita ao Hospital Centenário, deputadas prometem buscar recursos para a Oncologia

A deputada federal Liziane Bayer, e a deputada estadual Fraciane Bayer, do PSB, estiveram no Hospital Centenário, na manhã desta sexta-feira, dia 5, para tratar da ampliação de recursos para a Oncologia. Recebidas pelo prefeito Ary Vanazzi, pela presidenta do Hospital, Lilian Silva, e pelo secretário de Saúde, Ricardo Charão, as parlamentares, que já haviam sido informadas da grave situação financeira da instituição, reiteraram a disposição de auxiliar na busca pela ampliação de recursos para a Oncologia, especialidade para a qual o Centenário é referência para 18 municípios, mas recebe apenas apenas R$ 473 mil da União para prestar o serviço, que inclui consultas, cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

Em sua fala, o prefeito Ary Vanazzi destacou o pedido de um aporte de R$ 337 mil mensais, feito pelo Município e aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que foi negado pela União, no início deste ano, sob alegação de falta de recursos. “Mesmo assim, não deixamos de atender à demanda. Mas queremos que o Governo Federal cumpra o que o Estado, através da CIB, definiu para o Centenário”, alegou. Vanazzi lembrou também que aguarda o retorno secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, já que este prometeu, em reunião ocorrida no mês de junho, interceder pelo Município junto ao governador Eduardo Leite. “Hoje, centenas de pessoas estão aguardando atendimento, e nós temos a estrutura para atender, com profissionais e equipamentos, mas faltam recursos”, enfatizou o prefeito.

Segundo a presidenta do Hospital Centenário, Lilian Silva, o Centenário tem condições de prestar toda a linda de cuidado ao paciente em tratamento oncológico. “Com a ampliação de recursos, poderemos atender integralmente esses pacientes, pois eles ficam por um longo período utilizando o serviço na instituição, destacou.

As parlamentares, por sua vez, se comprometeram em continuar buscando o aumento de repasse. “O desafio é traçar uma estratégia que garanta a sobrevivência do Hospital, através da captação de recursos”, salientou Liziane. “As emendas parlamentares são um fôlego, mas são necessárias soluções de longo prazo”, complementou Franciane.

As deputadas percorreram algumas áreas do Hospital, entre elas, o Ambulatório de Especialidades, onde são realizadas as consultas com os pacientes, e a clínica de oncologia, onde são feitos os procedimentos de Quimioterapia e Radioterapia.

Acompanharam a visita o Ouvidor do Município, Diego Specht; o vice-presidente Administrtivo e Financeiro do Hospital Centenário, Antônio Begnini; a vice-presidenta de Operações, Janaína Corrente; o procurador-geral, Maicon Barbosa; o gerente da Oncologia Centenário, Felipe Broecker; a médica oncologista Nátaly Moraes; o superintendente da Defesa Civil, Luiz Andrade; a vereadora Edite Lisboa, a Cigana; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira; a coordenadora de Enfermaqgem das Clínicas Médicas, Sarita Lovato; a presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Izabel Teresinha de Souza Oliveira; e o vice-presidente do CMS, Ricardo Vargas Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.