Enfermeira é a primeira vacinada contra Covid-19 em Imbé

A enfermeira Sonia Vargas de Mesquita, de 48 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em Imbé. Em ato simbólico realizado no final da tarde desta terça-feira (19) em área de acesso restrito no Pronto Atendimento da Zona Norte, unidade referência para acolhimento de pacientes com sintomas da doença, a servidora concursada que atua diretamente no enfrentamento à pandemia recebeu a primeira das 310 doses que chegaram ao município para dar início à campanha de vacinação. “É um motivo de muito orgulho representar meus colegas e toda a nossa população neste ano”, resumiu Sonia. Ela foi imunizada pela enfermeira e colega Vera Rolim, profissional com mais de 30 anos de atuação no setor de vacinação da cidade.

   

Imbé, a exemplo dos demais municípios gaúchos, recebeu a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan e pelo Laboratório Sinovac. A fase iniciada nesta terça pretende imunizar os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e que, por esta razão, estão mais expostos ao risco de contágio. A imunização desta categoria é fundamental para que o sistema de saúde mantenha-se em pleno funcionamento e o atendimento à população não seja prejudicado. Também integram a primeira fase os idosos que estão em casas de geriatria e de longa permanência.

Presente no ato, o prefeito Ique Vedovato celebrou a chegada do imunizante. “É um momento histórico representado nesta simbologia da primeira vacina contra a Covid-19 sendo aplicada em nosso município. Podemos dizer que é o início do fim. Início de uma campanha de vacinação que representará, temos certeza, o fim desta pandemia”, celebrou o prefeito. “Não é momento de pânico, histeria ou preocupação. É momento de celebrar a vitória da ciência, que produziu em tempo recorde esta vacina”, complementou o prefeito, reforçando o pedido de compreensão da população. “A vacina chegará no momento certo para todos”, finalizou Ique.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Imbé, enfermeira Caroline Pimenta, explicou a escolha da primeira imunizada. “É um momento muito importante para quem está na linha de frente contra a Covid-19. A vacinação de uma profissional diretamente ligada ao enfrentamento da doença simboliza todo nosso agradecimento às dezenas de profissionais da nossa cidade que estão empenhados em combater este vírus”, disse Pimenta.

Na mesma linha, o secretário da Saúde Tierres da Rosa fez um discurso em tom de agradecimento aos profissionais da saúde, especialmente aos que atuam no Pronto Atendimento da Zona Norte. “Iniciamos hoje, por protocolo, a vacinação dos nossos funcionários da linha de frente. A equipe que atua nessa unidade está de parabéns. Estão há dez meses combatendo incansavelmente esta doença e hoje recebem esta imunização para dar mais segurança para seguir nesta batalha”, afirmou o secretário.

Para o vice-prefeito Régis Cacetinho, o ano de 2020 trouxe apreensão e preocupação, mas a chegada da vacina em 2021 traz esperança. “Vivemos a pior fase no que diz respeito à saúde no mundo moderno. Uma fase que não vai deixar saudade. Graças a Deus chegou o dia do início da vacinação da nossa população, iniciando pela linha de frente e, nas etapas seguintes, na medida em que o governo for nos enviando novas doses, chegando a toda população”, declarou o vice.

Para saber mais sobre a campanha de vacinação em Imbé, acesse www.imbe.rs.gov.br e acompanhe as publicações da Prefeitura nas redes sociais.

texto: Talis Ramon

fotos: Ivan de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.