Prefeitura de São Leopoldo inicia qualificação dos novos agentes de saúde

Após a conclusão do processo seletivo realizado pela Unisinos, os 13 agentes de saúde aprovados iniciaram nesta segunda-feira, 24, o curso de qualificação na Escola de Gestão Pública (EGP). Ao longo da semana serão ministradas 40 horas/aula sobre o que a função exige e apresentando a estrutura administrativa da Secretaria da Saúde (Semsad).

O secretário Ricardo Charão deu as boas vindas aos novos servidores e enumerou os desafios que a profissão revela. “Estamos falando de questões sanitárias, de relações de poder, de violência contra a mulher, de abandono de idosos. É um trabalho extremamente complexo. Por isso nossa aposta é na formação permanente”, ressaltou.

Os novos agentes se somarão aos mais de 80 que já atuam na Estratégia de Saúde da Família. Entre outras atividades, eles auxiliam no controle de carteiras de vacinação, pesagem de crianças, orientam pacientes. Os profissionais também monitoram vetores de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Na próxima semana serão convocados 21 novos agentes de combate às endemias, aprovados no mesmo processo seletivo. Eles substituirão 10 que finalizam seu contrato e se juntarão a outros quatro funcionários do quadro, totalizando 25 profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.