RS amplia em 22% o número de leitos de terapia intensiva

O governador Eduardo Leite anunciou uma alteração no Plano de Contingência, elaborado em janeiro, quando os primeiros casos de Covid-19 começaram a aparecer na China. A Secretaria da Saúde decidiu atualizar a previsão de ampliação da estrutura, prevendo 216 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a serem distribuídos pelo Estado.

Antes, a previsão era de que fossem implantados mais 150 novos leitos de UTI no Estado. A ampliação significa um incremento de 22% na rede hospitalar pública gaúcha. “Estamos trabalhando fortemente para termos a estrutura técnica adequada e equipamentos para viabilizarmos essa condição de atendimento aos pacientes que forem diagnosticados e que evoluem para estado grave”, explicou Leite. O número total de leitos do SUS, que era de cerca de mil, com essa atualização do plano de contingência, passará de 1,2 mil.

O Estado também providenciou a contratação direta de 78 novos equipamentos, como respiradores, e o Ministério da Saúde contribuiu com a locação de 30 leitos, dez dos quais comecaram a ser instalados hoje em Canoas e devem estar prontos a partir de domingo.

Leite ainda destacou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) seguirá em funcionamento no final de semana. Na segunda-feira (23/3), serão publicados os editais de contratação de 37 novos profissionais, de acordo com lei aprovada nesta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.