Saúde Mental para servidores é tema de palestra na Escola de Gestão

“Só posso dizer que tenho saúde se o meu grupo de trabalho tiver saúde”, assim a psicóloga Cláudia Magnus definiu o ambiente de trabalho saudável. A palestrante abriu na quinta-feira, 1º de agosto, a série de palestras do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Servidor Público que ocorrerá até setembro na Escola de Gestão Pública (EGP).
Servidora do Hospital Psiquiátrico São Pedro e com doutorado na área, Cláudia explicou que muitas vezes o funcionário não percebe a centralidade que o trabalho tem na vida cotidiana. “O cartunista Henfil dizia que o trabalho é a mágica que faz os homens se transformarem em seres inteligentes. No entanto, muitos fatores contribuem para que se torne um sofrimento”, alertou. Entre os itens enumerados pela psicóloga estão: a densidade do trabalho, frustração em não fazer o trabalho com qualidade e a mensuração equivocada por parte dos gestores. A solução apontada é reconhecer as dificuldades e coletivamente buscar novas formas de relação.
Presente no encontro, a servidora que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico (Sedettec), Andressa Kuba, lida diariamente com um tema delicado: fiscalização, o que motivou ela a se inscrever no curso. “É importante tirar um tempo para avaliar nossa atuação, identificar problemas e aprender com os colegas. A palestra da psicóloga Cláudia trouxe temas bem pertinentes”, salientou.

Prefeito Vanazzi participou da abertura

O prefeito Ary Vanazzi fez uma análise da conjuntura política e social em que o poder público tem cada vez menos recursos para oferecer os mesmos serviços. Isso, no fim das contas, recai sobre os ombros dos servidores. “Há uma tensão sobre o papel do estado na sociedade, pressão para resolver todos os problemas. Pelo fato do governo federal e estadual estarem longe do alcance da população, isso recai de forma mais intensa sobre os municípios e, por consequência, nos funcionário públicos”. Vanazzi garantiu que a administração está fazendo o possível diante da difícil realidade imposta pela economia. “Apesar das dificuldades, conseguimos pagar os salários em dia e não vamos tirar nenhum direito”.
Participaram da solenidade de abertura a vice-prefeita Paulete Souto, a secretária de Administração Angélica Severo, a diretora da EGP, Luciana Penna e a secretária-adjunta da Saúde, Cláudia Silveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.