Secretaria estuda criar rede de Escolas de Governo para capacitação de servidores

Oferecer trilhas de capacitação dos servidores públicos respeitando as necessidades e as características de cada área da gestão pública. É com este objetivo que a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, anunciou a intenção de criar uma rede de Escolas de Governo entre as diferentes pastas.

“Estamos desenvolvendo toda uma reestruturação em termos de gestão de pessoas e acredito que possamos avançar muito na qualificação das equipes a partir da colaboração”, disse Leany, na abertura do 3º Fórum de RHs do Estado, na quarta-feira (25/9), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

A secretária informou que trabalha numa parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e destacou o papel do servidor público na execução das políticas em favor da sociedade. “Atuar no serviço público é uma escolha, trata-se de uma missão”, acrescentou.

Leany aproveitou o encontro para apresentar a nova subsecretária de Gestão de Pessoas, Iracema Castelo Branco, e a futura diretora de Recursos Humanos, Andrea Quadros Pasquini. Ambas foram selecionadas por meio do Qualifica RS, um programa inovador de seleção de pessoas para postos de liderança na administração pública. O programa também definiu outra posição estratégica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a diretora da Escola de Governo, Aneliza Davila Ferreira.

Com a participação de responsáveis pelos setores e RH de todo o governo, a terceira edição do Fórum teve entre os assuntos da pauta orientações para os processos de aposentadoria dos servidores públicos, em especial abordando as diretrizes que constam em pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre o tema. O evento tratou também da concessão automática de férias para funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e ações previstas no âmbito do Programa de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental dos Servidores do RS (Proser).

Iniciativa da Seplag, as oficinas mensais buscam padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo. Medida semelhante também já foi adotada em relação às diretorias administrativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.